Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 18 de março de 2012

Descartes na formação da sociedade atual

Inserido em um mundo dominado pelo obscurantismo religioso, Descartes encontrou na razão um modo para clarear as ideias da população do seu tempo e desvincular a ciência do misticismo. No nosso século, o obscurantismo já foi suplantado pela maioria das pessoas, porém o método cartesiano se propaga com mais intensidade a cada dia.
A cada momento da nossa vida a carga de responsabilidades delegadas a nós aumenta, exigindo maior eficiência e rapidez na sua execução. Cada vez mais cedo, muitas vezes desde a mais tenra idade, somos cobrados acerca da possibilidade de otimizar nossas capacidades. Assim, o pragmatismo e a racionalidade cartesianos se tornam evidentes quando somos induzidos a nos afastar das nossas emoções para nos tornar cada vez mais rentáveis e eficientes.
Apesar da época de publicação da obra de Descartes, ela se torna mais atual conforme nos afastamos do mundo de séculos atrás e nos aproximamos do mundo contemporâneo. Portanto, podemos perceber que Descartes é mais do que uma influência, ele ajudou a formar o mundo póstumo ao seu e, provavelmente, continuará cada vez mais indissociável do modo de vida da sociedade durante as próximas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário