Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Filme: "Ponto de Mutação", Fritjof Capra


Sonia, Thomas e Edwards são os principais personagens de “ponto de mutação”, filme inspirado no livro “The turning point”. Sonia é uma cientista que possui amplo conhecimento sobre a mecânica do universo e do pensamento. para ela, o método mecanicista proposto por Descartes, mesmo tendo importante valor no contexto em que foi proposto, encontra-se ultrapassado tendo em vista as exigências da sociedade atual para um maior desenvolvimento cientifico e intelectual.
Thomas é um poeta, e valendo-se da poesia, em determinado trecho do filme, aborda a idéia de que nenhum ser - humano é uma ilha isolada, mas que cada um faz parte de um todo. Sendo assim, já que tudo se interconecta, é fundamental o conhecimento do todo para compreender determinada parte, e é justamente esse tipo de pensamento o necessário para a sociedade pós-moderna.
Edwards, por sua vez, tenta através do debate ( ponto forte seu já que é um político) demonstrar que as idéias cartesianas ainda são válidas, porém, acaba vendo-se sem mais argumentos que sustentem o emprego de tal método nos dias de hoje.
“Ponto de Mutação” propõe uma nova percepção de mundo onde o pensamento focado no todo, e não nas partes individuais que compõe esse todo, seria solução para a crise paradigmática da sociedade pós-moderna. porém para isso é fundamental que cada um consiga implantar essa teoria em sua própria vida. é justamente nesse ponto que se encontra o maior problema desse novo método, uma vez que mesmo os principais personagens do filme não tiveram êxito em tal tarefa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário