Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 1 de maio de 2011

Real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático

Teológico e Metafísico considerados essenciais. No entanto, criticados. Augusto Comte defende a pura ciência como verdade concreta dos acontecimentos mundanos, e prega a questão teológica como última recorrência para a explicação de fatos, apesar de defender tais tipos abstratos de conhecimento serviram de alicerce para a construção do ser humano pensador e errante. Porém, analisando tais métodos como alicerce, seriam eles, de certa forma, inferiores à ciência propriamente dita?
A construção do pensamento positivista é muito interessante, no aspecto em que é proposto o estático fortificado e definido para que se possa progredir.
Em relação à educação, é desenvolvida a questão da quebra das separações entre as ciências, para que se elabore algo único, conectado e coeso, abragendo todos os tipos de conhecimento.
Todavia, para que tais ideias pudessem ser efetivadas na sociedade da época, era necessário apresentá-la ao proletariado, nível social mais próximo, mais paupável, diante ao seu contato direto com a natureza.
O positivismo, apesar de suas interpretações errôneas na sociedade contemporânea, é vivíssimo até então, visto como base fértil do racionalismo e do desenvolvimento. "Ordem e Progresso". Porém, indago: não seria melhor "Ordem, Progresso e Amor?"


Um comentário:

  1. Um texto direto e bem elaborado,porem erra ao afirmar que o positivismo tem "interpretações errôneas",isso não seria dito pelo autor se ele se conhecesse e estuda-se o positivismo a fundo,veria que esta informação de "errônea" que ele faz contra o positivismo não passa de calunias e mentiras contadas nos meios acadêmicos,que estão tomados pela militância socialista/marxista que são contrários as idéias positivistas.

    ResponderExcluir