Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 1 de maio de 2011

Positivismo no Brasil

As palavras “Ordem e Progresso” presentes na bandeira nacional definem a base em que foi construída a república brasileira influenciada pelo pensamento positivo de Augusto Comte. Não só apenas na época da fundação da república, mas ainda hoje, o positivismo vem participando ativamente da sociedade.

Segundo a cartilha positiva, é necessário que a ordem seja restabelecida a fim de criar o cenário adequado ao desenvolvimento social, e tem pelas leis da física a justificativa de que o progresso não ocorre no caos (visto a lei da gravidade, por exemplo). Assim sendo, para o perfeito funcionamento da sociedade, é preciso um encaixe harmônico entre os “órgãos” desse “corpo social”.

É a partir dessa visão que se inserem a educação e o trabalho no Brasil, um bom exemplo se faz à época do regime militar. Obras faraônicas foram construídas a partir de uma ordem ditada pelos militares e de um sentimento patriótico em que todos viviam de acordo com seu lugar social --> “Quem não vive para servir ao Brasil, não serve para viver no Brasil”.

Outro exemplo do progresso pela ordem é o do desenvolvimento econômico atual da China, que vive sob um governo repressor porém tem a 2ª maior economia mundial e caminha a passos largos.

Hidroelétricas de Itaipu e Três Gargantas

Então, baseando-se nesses desenvolvimentos, o progresso se faz com a supressão das liberdades? Não, o progresso se faz com o respeito à liberdade alheia. O maior obstáculo para a realização bem-sucedida é o próprio homem, que deturpa a busca do bem geral em prol do bem individual e contribui para a repetição desse ciclo que impõe uma sucessão de governos a fim do restabelecimento da ordem.

Ademais, para Comte, os regimes totalitários não são a melhor maneira de se implementar o positivismo. Para um real “estabelecimento do espírito positivo” é necessária a implantação de programas sociais que visem a resolver problemas a fim de garantir a satisfação popular e evitar revoltas que desestabilizem a ordem geral.

Desprovido de qualquer ideologia cristã (que visa à salvação pessoal) ou metafísica (que não supri as necessidades essenciais do homem), o positivismo, do ponto de vista sociológico, expressa uma maneira de encaixar cada um a partir da compreensão do todo auxiliada por uma educação universal que delimita a função social do indivíduo, mas que busca o bem-estar coletivo, eliminando a visão fragmentada de mundo e inserindo no homem o orgulho de seu trabalho e o sentimento de dever cumprido.

Contudo, como é tal da natureza humana, o progresso gerado através da ordem pode acabar andando em trilhos tortos quando não contido da maneira correta, e torna-se progresso desordenado, o que gera insatisfação e eventualmente leva ao caos. Como conter a escassez consequente da ambição humana e da desigualdade que, apesar de toda a racionalidade, teima em destacar-se no homem? Ambiguamente, o positivismo brasileiro mostra-se mais teórico do que um Comte rolando no caixão poderia imaginar.

Nome: Jackeline Ferreira da Costa – 1º ano Direito Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário