Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 1 de maio de 2011

Positivismo de Comte

O nascimento do Positivismo acontece no século XIX, em uma época de transformações sociais, científicas, ideológicas e econômicas; por motivo do firmamento do capitalismo e da industrialização. No fluxo da filosofia iluminista, Comte entra profundamente na idéia de razão acima de tudo, com a junção de tecnologia e ciência como curador do mundo.

A metodologia Positivista de Comte consiste na observação de fenômenos, em oposição a racionalismo e ao idealismo, pelo promover da experiência sensível, a capaz de produzir, unicamente, ciência de verdade, sem qualquer influência do misticismo teológico ou metafísico. Esse método subordina a imaginação à observação. O Positivismo não deixa a ciência a possibilidade de estudar as causas dos fenômenos naturais e sociais, considerando isto inútil; ao invés disto, ele propõe a descoberta e o estudo das leis universais que regem o universo.

A principal idéia da filosofia de Comte é a “Lei dos Três Estados”, na qual a humanidade passa por três estágios no modo de pensar, o Teológico – o ser humano busca explicar o mundo através de entidades sobrenaturais (deuses, por exemplo); o metafísico – no qual o homem já passa a pesquisar a realidade, entretanto ainda há presença de entidades sobrenaturais, é um estágio transitório; e por fim, “Positivo” – o estágio final e definitivo, a imaginação subordina-se à observação, buscando apenas pelo concreto. Livre de qualquer misticismo, busca as leis e relações universais.

Já âmbito do Positivismo na sociedade da época. Para Comte, as instituições de seu tempo estavam sobre forte influência metafísica e clerical. A doutrina seria a solução, porém ela encontrava forte resistência da comunidade científica da daquele tempo, pois havia uma metodologia vaga e dispersa sobre o modo de fazer ciência.

A resposta seria uma educação positiva e universal a todas as classes, esta teria ótimos resultados sobre a sociedade, já que reforça o gosto pelo trabalho, como também pela aceitação do “lugar de cada um”, coisas essenciais ao capitalismo industrial, por exemplo.

Comte é o fundador do uma nova metodologia e forma de fazer ciência. Ele acompanha, adicionando pontos, os pensamentos de Descartes e Bancon, que tinham a como base a razão e o empirismo (Bancon). E termina por mudar, em grande parte, toda a produção e o desenvolvimento científico, como também outras áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário