Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 1 de maio de 2011

O amor por príncipio, a ordem por base; o progresso por fim

O Positivismo de Comte pode ser analisado dentro das suas esferas principais, como a defesa do método cíentifico de verificação de fenônemos, da idéia de reformas sociais e morais dentro das leis fundamentais já criadas e da fisiologia social de cada indíviduo.
Para que houvesse um desenvolvimento positivista, esses 3 fatores deviam interagir entre si, de modo a continuar o desenvolvimento na área cíentifica sem que as leis criadas para controlar as interações humanas fossem violadas.
As idéias de Comte serviram para uma análise mais crua da sociedade da época, passasse então a analisar os comportamentos dos índividuos para que "funcionassem" melhor na convivência de um todo, assim não seriam os individuos que precisariam se adaptar na maioria as leis, e sim as leis que regeriam os individuos fossem já adaptadas para que não houvessem obstáculos como greves e revoluções que atrapalhassem o ritmo que vinha o desenvolvimento científico.
Além disso tentasse deixar de lado o metafísico, e se entende que qualquer ação realizada por um ser vivo seria obra de um conjunto de reações das quais teriam como origem uma explicação cíentifica.
Um exemplo aplicado desse método de pensamento até hoje seria o da venda de remédios que melhoram o humor de individuos, onde a depressão e a raiva seriam funções biológicas do organismo, na qual a sociedade por meio do mercado disponibiliza métodos de inibir tais comportamentos e fazer com que a convivência humana se aprimore, de modo a não prejudicar o progresso tanto científico quanto social.
Percebe-se até hoje também um grande enfoque na área científica, onde o homem procura sempre explicar todo tipo de fenômeno, mesmo que englobe milhares de fatores, sempre há um tipo de explicação que poderia ser prevista, de certo modo montando-se uma equação social da qual cada grupo pertence, assim prova-se que o positivismo é ainda presente na sociedade contemporânea.

Um comentário:

  1. Muito bom artigo,direto e sem invenções a respeito das idéias positivistas sobre as ciências.

    ResponderExcluir