Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 1 de maio de 2011

A Física Social de Augusto Comte

Influenciado por Bacon e Descartes, e também pelo contexto histórico das Revoluções Liberais Burguesas de 1830 juntamente com a 2ª Revolução Industrial e suas consequências.
Comte propunha uma ciência denominada, inicialmente, como Física Social ou Ciência da Sociedade e posteriormente chamada de Sociologia, na qual usaria a experimentação, a observação, critérios das ciências naturais aplicados na Sociologia.
Ocorre que para o homem chegar no positivismo, ele passou por outras duas etapas, assim Comte classifica o pensamento humano em três etapas:
1) Teológico: a explicações dos fenômenos são sobrenaturais, vagas, portanto insatisfatórias.
2) Metafísico: explica-se os fenômenos através da imaginação. Trata-se da fase intermediária, sendo a transição entre a fase teológica e positivista, caracterizando-se pelas abstrações feitas.
3) Positivo: parte da realidade, do útil, do certo. Explica-se os fatos por leis gerais abstraídas da experiência, da observação. É o apogeu do que os outros dois métodos construíram anteriormente.
Nota-se que os métodos citados representam as fases da evolução humana, cuja forma de compreender a realidade uni-se com a estrututra social da sociedade.
A ciência positiva marca o amadurecimento do espírito humano. Esta preconiza as leis que regem os fenômenos, deixando de lado a descoberta das causas que é característica da teologia e da metafísica.
Comte propunha a fundamentação do conhecimento nas leis lógicas dos fenômenos, sendo as leis gerais da sociedade, além de uma reforma na educação tradicional, rompendo com o isolamento das ciências, ressaltando, assim, a unicidade do conhecimento e por fim, propondo a filosofia positiva como base para a reorganização social da sociedade moderna.
O positivismo tem como finalidade o conhecimento da realidade a fim de prever nossas ações, para que o ser humano melhore sua condição, reduzindo-se na máxima: "ver para prever, a fim de prover", além de ser uma forma de interpretar o mundo.
No âmbito político, o positivismo substituíria as agitações políticas que aconteciam na época por uma reforma nas mentalidades. Essa filosofia, contida na nossa Bandeira, pode ser reduzida na máxima "Ordem e Progresso", uma vez que o positivismo defende um Estado forte (ordem) a fim de possibilitar um maior progresso. Comte defende uma visão de conjunto, provocada por uma educação universal. Era a favor da instrução da clase operária através do método positivo, visto que, segundo ele, o operariado tinha uma predisposição à educação positiva por não terem sido influenciados pela metafísica. Afirma, ainda, que o saber positivo ordena a sociedade, reforçando o gosto do trabalhador pelo saber prático e o afasta da anarquia. Os governos de inspiração positivista, por exemplo o governo de Vargas, seduz as massas pois porpõeum programa social, que atende suas necessidades, o que explica sua grande aceitação pelo povo.

Um comentário:

  1. Os lideres mundiais (90%) estai o retrocedendo o desenvolvimeno dos homens. A corrupcao, a gula pelo poder esta *destuindo tudo* inclusive o planeta .

    ResponderExcluir