Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 12 de maio de 2011

A divisão é necessária

Durkheim proporciona grande reflexão ao falar da divisão do trabalho. Para ele não há sociedade se não há divisão do trabalho. Durante sua obra ele discute o que é essencial para o funcionamento da sociedade e o que seria supérfluo.
Essencial seria a divisão do trabalho e a moral juntamente com um sentimento de solidariedade. É necessário, pois, analisar em que sentido tais citados seriam essenciais. Durkheim exemplifica que a sociedade pode viver sem o avanço técnico e científico , ou melhor, que eles não são a base da sociedade. A moral e a solidariedade o seriam. Funcionariam então como "zeladores" de um corpo sincrônico, harmônico; funcionariam como mantenedores de um sistema e impedir que ele se desvie. Por exemplo, ao injetar anabolizantes em seu corpo o homem estaria provocando mudanças radicais e impedindo com que os órgãos e sistemas funcionassem em plenitude. Em uma visão mais profunda ,peguemos por base o filme Tempos Modernos de Charlie Chaplin : a especialização do trabalho manufatureiro gerava a alienação dos operadores , isto é , de acordo com Marx , o trabalhador não sabia o porquê de fazer aquilo e não percebia a realidade social na qual estava inserido.Para Durkheim, não importava se o indivíduo estava alienado ( sob este ponto de vista político-econômico), o importante seria a Solidariedade deste para com a sociedade , visando o bem comum. Nisto se insere a Consciência Coletiva a qual seria uma espécie de arquétipo social. Arquétipo é um modelo que está no inconsciente social . A Consciência seria, então , uma "polícia" que está no inconsciente social. Aquela pode ser de dois tipos : a pouco diferenciada e a complexa. A primeira se remete a uma única consciência , por exemplo, a religião. Neste tipo de consciência qualquer ilegalidade ou ruptura da norma se dá a uma explicação. Vejemos a religião islâmica : um indivíduo matou , logo, deve ser condenado ao apedrejamento; um indivíduo robou , então, deve ser condenado ao apedrejamento. Com relação ao tipo de solidariedade existem duas , também: a mecânica e a orgânica. A primeira se relaciona com a consciência coletiva pouco diferenciada. Já a segunda se relaciona com a consciência coletiva complexa. Se realizarmos um agrupamento entre as consciências e as respectivas solidariedades teremos as sociedades primitivas e complexas. As primitivas seriam as sociedades pré-modernas e as seguintes , as atuais. Estas se baseiam em contratos individuais, todavia, tais contratos não se baseiam na decisão racional dos indivíduos , mas no estado das consciências coletivas. Esta está impressa na estrutura jurídico-social a qual traduz a concepção geral que a sociedade tem de quaisquer assuntos.
Enfim, Durkheim apresenta argumentos para explicar a sociedade e mostra um caminho ( ou tenta mostrar) para se chegar à uma nova, diferente da vivida por ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário