Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 1 de maio de 2011

"As idéias conduzem e transformam o mundo"

Comte em sua obra "Curso de Filosofia Positiva" trata sobre o conhecimento humano como tendo três estados históricos: o estado teológico ou fictício, o estado metafísico ou abstrato e o estado científico ou positivo. Ele apresenta as falhas dos dois primeiros estados mas os considera essencial para o alcance do terceiro. O estado positivo reconhece a impossibilidade de se obter noções absolutas, ele não mais procura a origem e destino do universo, preocupa-se unicamente em descobrir, combinando raciocínio e observação, as leis efetivas do universo.Tem-se então as principais características das ideias positivistas que envolvem praticidade,utilidade e pensamento lógico.
Comte propõe uma ciência da sociedade, que diagnostique e proponha uma transformação à atual situação.Apesar de sua ciência valorizar muito a experiência , ela não se mostra apenas empirista afinal o filósofo não exclui o valor da teoria.Assim a ciência é concebida não apenas com fins práticos mas também como interpretação do mundo, valorizando as ideias sempre como forma de transformá-lo.
Ao criar a sociologia, tida por um comentador de Comte
Levy-Bruhl, como"(...) o momento decisivo na filosofia de Comte,dela tudo parte, a ela tudo se reduz", o filósofo a divide em sociologia estática e sociologia dinâmica. A primeira estuda as condições gerais de toda a vida social,o que seria a ordem. Já a segunda estuda as condições da evolução da sociedade,ou seja, o progresso.Para Comte o progresso só pode ser atingido através da ordem.Ele defende que se deve eliminar todas as patologias sociais para que as células da sociedade funcionem bem, ou seja, para que haja ordem e consequentemente venha o progresso. Tal processo pode ser comparado à ocupação de favelas consideradas redutos do tráfico no Rio de Janeiro pela polícia, tal medida visava a eliminação dessa "patologia" para que a cidade, que cediará jogos da copa e que é referência turística em âmbito mundial, pudesse se desenvolver mais e não gerar preconceitos e receios quanto à violência entre os extrangeiros.Nesse caso foi necessário o governo intervir para recuperar sua soberania naquele local e assim poder reestabelecer a ordem, visando um futuro progresso.
Comte atribui à estéril agitação política o fato de os governantes terem uma formação apenas parcial, sendo assim ele defende que uma visão de conjunto deve ser despertada através de uma educação universal.O governante deveria possuir conhecimentos de várias áreas e não apenas um específico.Tal ideia é válida pois com uma visão geral e imparcial da sociedade o governante estaria apto a encontrar soluções para as necessidades de diferentes grupos sociais.
Comte defendia que o altruísmo deveria se sobrepor ao egoísmo. As ações deveriam ser direcionadas ao bem geral, sobrepondo os interesses e até mesmo a noção de felicidade particular.Foi a partir desse positivismo de Comte que surgiu a doutina ética Utilitarista ,muito difundida atualmente. Igualmente à aquela, nesta a ação é movida pelo
benefício intrínseco exercido à coletividade.Apesar da ideologia de Comte não defender o autoritarismo, muitas vezes o mesmo é necessário para que a ordem seja estabelecida e nesse caso é aceito pela teoria. Por exemplo, o atual caso do presidente do Iêmen, Saleh, que está a 32 anos no poder e diz que não irá deixá-lo pois é a última barreira contra o caos da população
Por fim, percebe-se que o positivismo teve uma grande repercursão mundial, sendo adotado por teóricos de direita e de esquerda, com as devidas adaptações. Deu origem à outras ideologias e foi incluído na bandeira nacional, muito criticado e extremamente difundido o positivismo teve importância singular na construção do pensamento do homem.

Danielle Tavares 1º noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário